Uma olhada nas hélices, opções de comprimento do eixo e muito mais … para ajudá-lo a decidir o motor externo certo para você.
Ajuda na Escolha
O objetivo na seleção da hélice é determinar que estilo e tamanho irão maximizar o desempenho do seu barco, enquanto permite que o motor opere na faixa de rpm recomendada. A hélice correta evitará que o motor ultrapasse a rotação, mas permitirá que ele atinja a rotação mínima à potência máxima.
Se o motor ultrapassar as rotações além da rotação máxima recomendada, pode ser necessário aumentar o passo da hélice. Aumentar o incremento do pitch em 1 ″ resultará em aproximadamente 150-200 r.p.m. redução no acelerador totalmente aberto (WOT). Se você não conseguir atingir a r.p.m. máxima no WOT, o pitch deve ser diminuído. Essas recomendações se aplicam apenas a instalações de um único motor. Para a maioria das instalações de dois motores, é necessário aumentar o passo em 4 ″. Adicionar diâmetro normalmente diminuirá as rpm, enquanto a redução do diâmetro aumentará as rpm.
A seleção da hélice dependerá do seu uso. Os barcos de esqui precisam de mais velocidade máxima e devem escolher um propulsor com um passo mais alto. Os cruzadores e os barcos-casa precisam de mais desempenho em velocidades de deslocamento e devem usar um propulsor com um passo mais baixo para atingir a potência inferior. É essencial, no entanto, que o WOT r.p.m. está dentro do intervalo especificado pelo seu mecanismo. Se o seu motor não for capaz de atingir esta r.p.m. alcance, ele está operando em uma condição extremamente carregada.
Se a hélice fornecida com seu motor não está fornecendo o desempenho desejado, siga estas regras para ajudar a escolher uma hélice diferente:
1. Consulte o manual do proprietário para encontrar a faixa de RPM de aceleração totalmente aberta recomendada para o seu motor.
2. Determine WOT RPM e velocidade atuais usando a hélice existente. Varie o trim para atingir a velocidade máxima.
3. Se a hélice existente não atingir RPM dentro da faixa especificada no WOT, selecione um passo maior ou menor para conseguir isso.
– Adicionar 1 polegada de passo da hélice reduzirá WOT RPM de 150 a 200 RPM.
– Subtrair 1 polegada do passo da hélice aumentará WOT RPM de 150 a 200 RPM
4. Uma hélice de 4 pás geralmente gera 50-100 RPM menos do que uma hélice de passo equivalente de 3 pás.
A maioria dos motores fora de borda vem com hélices de alumínio como padrão, pois são baratos e adequados para uso geral. As hélices de aço inoxidável são muito mais fortes, mais caras, mas também oferecem maior desempenho. Atualizar para uma hélice de aço inoxidável, no entanto, é uma maneira relativamente econômica de obter maior desempenho, incluindo aceleração e velocidade máxima.
Se é provável que a hélice permaneça submersa o tempo todo, uma hélice de três pás geralmente oferece melhor desempenho de velocidade máxima. A maioria das hélices padrão são de três pás. Uma hélice de quatro pás pode fornecer melhor aceleração e é mais amplamente usada em embarcações que perfuram a superfície ou a hélice é muito rasa.
Os comprimentos do eixo nos motores de popa Tohatsu padrão são 15 “eixo curto, 20” longo eixo e 25 “ultralongo (disponível apenas em 6hp como modelo de fábrica, mas outros modelos podem ser feitos em eixo UL com um kit UL (ver página de acessórios ). O comprimento do eixo em um motor de popa é medido da parte superior do suporte da braçadeira de montagem até a parte inferior da placa de cavitação.
Para determinar o comprimento do eixo necessário para o seu barco, meça a altura do gio do seu barco no ponto central onde o motor seria montado.
Como uma regra geral:-
Eixo curto: gio de 15-17 ″ (pequenos botes, infláveis, barcos à vela com suportes de montagem móveis).
Eixo longo: gio de 18-21 ″ (barcos de pesca diurna, barcos de alumínio etc)
Eixo ultralongo – gio de 22-27 ″ (barcos à vela ou gios muito altos)
A placa de cavitação deve ser nivelada (o mais próximo possível) com o fundo do barco.
Recomendamos que você consulte seu revendedor local para determinar qual é o comprimento correto do eixo para o seu barco em particular.
Há muitos fatores que devem ser levados em consideração, o mais importante é nunca exceder a classificação de potência do barco.
Outros fatores a serem levados em consideração são o peso do barco, o peso dos passageiros / equipamento e o uso esperado do barco (você quer praticar esqui aquático, trollar em vias navegáveis interiores ou usar comercialmente, etc.?).
Para encontrar a melhor relação custo-benefício, consulte seu revendedor local e discuta suas necessidades com ele. Eles ficarão mais que felizes em ajudá-lo a encontrar o melhor motor de popa para suas necessidades específicas.